Uma 2ª chance para as roupas de brechó

Comprar em brechó pode ser tudo, menos uma tarefa fácil: o lugar é quase sempre desorganizado, não tem seções separando os shorts das blusas e muito menos etiquetas para que você possa encontrar alguma coisa do seu tamanho. Ir nesses lugares significa comprar roupa barata, mas não é só chegar e achar que aquela peça incrível vai estar lá esperando por você; é preciso remexer e mexer mais um pouco para conseguir uma compra bacana.

Também é preciso ter um pouco de imaginação e tentar pensar como tal peça ficaria se colocada de outro jeitinho, se combinada com aquela jaqueta ou se usada com aquela sandália que você gosta. Porque a bagunça e a poeira desses lugares pode te impedir de ver potencial numa peça que poderia ser incrível. Mas é aí que se esconde a mágica: encontrar uma roupa desse tipo - bonita e com um preço que não paga nem seu lanche - é como encontrar uma nota de 10 reais esquecida; é sempre uma surpresa boa.

Estive em mais um desses lugares empoeirados e mal arrumados, que catalogo e compartilho com vocês aqui na Saga dos Brechós. O desse post fica no Grajaú e pertence a um senhor idoso e com sotaque engraçado (segundo ele, o sotaque é francês, porque é de lá que ele veio) chamado Salomão. Se ele veio mesmo da França, já pode ser considerado brasileiro - e principalmente carioca - porque ele tem a maior lábia; se dependesse do Salomão, eu teria levado o brechó inteiro.

Por lá, dá pra achar algumas coisas interessantes como um casaco enorme de tricô, vestido e algumas camisas legais; porém, os preços das coisas mais "inteiras" são a partir de 15 reais e eu não estava disposta a pagar muito. Contrariando a vontade do dono, fuxiquei e achei um short e um vestido por 10 reais que, à primeira vista, não pareciam tão legais:


Quase tudo nessa vida tem conserto e isso inclui roupas. Olhei essas peças empoeiradas lá no Seu Salomão e pensei que depois de alguns ajustes, elas ficariam boas. No short com estampa de girassol (❤️), minha mãe cortou, fez bainha e apertou um pouco na parte e ficou assim:


Já o vestido foi mais simples; só dobrar as mangas, colocar um cinto (comprado num brechó em Vila Isabel por 1 real!) e já ficou bom. :)



Na próxima vez que você for em algum brechó e achar que não tem nada de bom, tente olhar as coisas de um outro jeito. :) E por último e não menos importante, o endereço do Seu Salomão é esse aqui:

Rua Barão de Bom Retiro, 631, Grajaú
O brechó funciona de segunda a sexta, das 10:00 até 17:00

;)

beijos,
Ju

p.s.: enquanto escrevia esse post, lembrei de um outro publicado aqui há um tempão: Guia Para Ser Feliz nos Brechós, que tem um pouco a ver com o que falei hoje.

24 comentários

  1. que mára! eu tento ter essa 'visão apurada' em qualquer canto que vou, seja loja de shopping, lojinha de bairro e etc... é gratificante garimpar uma peça que ninguem dar nada e vc montar mil looks maneiros!! adoro!!
    seus looks ficaram lindos, gosto muito da junção de amarelo com preto, fica uma graça!!
    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Já falei no grupo e vou falar de novo: esse short foi um achado!! É fresquinho, o tecido parece ótimo e a estampa é super desejada e só por R$10!! Vou num bazar nesse sábado, tomara que eu encontre coisas legais também!

    Strawberry Fields

    ResponderExcluir
  3. Noooossa.. Adorei!! A criatividade e a boa vontade muda tudo né?!

    http://simsegredei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Só é ruim porque a maioria dos brechóes só funciona em horário comercial, e eu trabalho a semana toda...então sempre fico só na vontade, mas nunca vou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o brechó das Vovós funciona aos sábados e o ACVM é sempre fds! Tenta ir nesses! :)

      Excluir
  5. Oi Ju, vc esteve no meu bairro, e sim, os brechós por aqui costumam ser salgados...

    ResponderExcluir
  6. Ju, AMO todos seus posts sobre brechó e eita menina danada pra fazer look bonito, viu ?
    E os detalhes do cabelo, que charme ? Muito linda ^-^
    Eu tava pra fazer post sobre brechó e linkei este seu e também o guia, que acho de uma delicadeza sem fim. Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Estou em estado de choque !!! que mudança !!!

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito desse post porque eu penso a mesma coisa. Já comprei algumas vezes em brechó peças que sozinhas não eram lá essas coisas mas com uma produção bacana, com uma peça minha ficou super legal.

    http://newamelie.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Concordo totalmente com o que você disse... e até nas lojas mesmo, acho que temos que enxergar além. Aqui com máquina, já compro pensando em coisas que posso mudar, rs.

    Suas modificações ficaram fantásticas! Amei demais! Você tem tanto bom gosto, Ju!
    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que diferença! Mas tem que saber garimpar mesmo em brechó, adorei sua escolha! Moro na Tijuca, qualquer dia vou dar um pulo nesse brechó pra ver se encontro algo bacana por lá. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. As duas peças ficaram irreconhecíveis e absurdamente lindas!

    ResponderExcluir
  12. Já conhecia esse brechó mas nunca achei nada legal lá, depois da sua dica vou passar de novo e ver se acho algo.

    ResponderExcluir
  13. Olá!! Gostei muito das dicas. Você poderia passar endereço do brechó de Vila Isabel? Conhece mais algum nessas redondezas?? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  14. Meu unico problema é nao ter tempo pra ir em um brechó. rs
    http://www.eaitolinda.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Adorei! Nada como ter criatividade e saber costurar! :)

    ResponderExcluir
  16. Ju, uma das seções que eu mais curto no seu blog é o dos brechós.
    Sempre que encontro um novo na minha cidade, não resisto até ver tudo o que tem lá dentro.
    Inspirada no seu blog quero mapear os brechós de Blumenau (SC) e ajudar as pessoas a encontrarem algumas relíquias.

    Aliás, já conhece este blog? http://refashionista.net/
    Um beijo

    ResponderExcluir
  17. Amei amei amei seu blog, me inspirou a ir para os brechós nessa semana. Li a categoria inteira de brechó e adorei mesmo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Amei amei amei seu blog, me inspirou a ir pros brechós nessa semana. Li a categoria inteira de brechó e adorei!
    http://fashionmadeinchina.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. Ameeeeeeeeeeeeeei, principalmente o vestido!! Sério, amei o jeito que você deu um jeito na manga, porque estava bizarra hahahuahuah e o melhor foi o preço: 1 dilma :O

    PS: amei o cordão também <3

    ResponderExcluir
  20. Ju, onde é esse brechó em vila?
    to nessa mesma saga pelos brechos haha amo!

    ResponderExcluir
Leio todos os comentários e respondo quase todos. :) hehe Se for urgente, melhor mandar um email para: jusacramento@temnomeuquintal.com