Pizza ou salada

Responda rápido: o que você prefere - suco de abacaxi ou chopp gelado?

Minha resposta normalmente seria: "ahh, depende". Aí vocês me perguntariam - "do que?" Da ocasião, é claro. Porém, em dietas não existe ocasião. Você vai ter que escolher o arroz integral invés do macarrão  o brócolis invés da batata, o frango grelhado invés da lasanha. Perde-se coisas gostosas, perde-se também alguns quilinhos, se você fazer tudo certo como a dona Dieta manda.

Então, pesamos na balança "O quanto eu gosto de rodizio?" "O quanto essas gordurinhas me incomodam?" Somos mulheres e admitam, a maioria de nós é afetada pela mídia. Enfiam na nossa goela abaixo imagens de mulheres com corpos esculturais. Num momento de fragilidade causado pelas mesmas gordurinhas, certamente daremos mais importância à segunda pergunta. Aí faremos a dieta da lua, da sopa, da aguá, do iogurte... Faremos de tudo pra mandar embora os tais quilinhos.

Eu coloquei tudo isso na balança e me coloquei na balança também: eu estava acima do peso. Segundo a balança moderna me informou, eu estava ""forte"" e para ser magra eu precisaria perder 10 fucking quilos. Forte. Forte é o eufemismo mais escroto que existe para chamar alguém de gordo. E olha que nem gorda eu sou.

Não fiz dietas milagrosas, mas comecei a comer melhor e cortei as besteiras que costumava comer. E estava me sentindo bem assim, até que um dia, todo mundo estava comendo pizza e pastel. Discretamente, peguei apenas um pastel e recusei o refrigerante. Todo mundo saber que eu amo comer. Todo mundo notou quando recusei outro pastel.

Depois, meu irmão disse: "Essa não é você.Você gosta de comer e tá aí, sofrendo porque não pode comer outro pastel."

E isso ficou na minha cabeça  Eu não era magra porque estava sendo eu? Sendo assim, como isso funciona? Eu, Juliana, adoro comer. Mas a mesma Juliana detesta essas gordurinhas acumuladas escrotamente na minha barriga. Como achar um equilíbrio? Comer saudavelmente significa não ser eu mesma?

Ainda to tentando descobrir. Por enquanto, eu bebo cerveja e suco de abacaxi, quando bate a vontade de um ou de outro, sem exageros. Talvez esse seja o segredo.


--------------------------------------------------------------------

Escrevendo este texto, eu lembrei da atriz Cristiana Oliveira, lembram dela? Ela interpretava a Araci, em Insensato Coração, e para fazer o papel, ela precisou engordar 15 quilos. Numa entrevista ao Estrelas, perguntaram a ela como ela fez para engordar tanto. Cristiana, que já pesou 105 quilos, respondeu que ela só se permitiu a ser ela mesma. Ela vive se monitorando e não deixou de malhar nem quando viajou a Paris.

9 comentários

  1. caramba Ju, você falou ao meu coração. Tenho sofrido mt (lembra do email que te mandei ?! Perdi mil roupas e pererê e parará...) pq a diferença no meu corpo foi grande por antes eu ser tão magrinha e além do meu incomodo, os outros também falam... É chato, porém todas as vezes que começo uma dieta fico mal e deprimida, como se eu precisasse me punir por querer ser magra sei lá... Meu namorado fala que é pq sou mt radical, mas parece que quando decido começar tenho vontade de comer tudo aquilo que não posso... Enfim, mt tristeza junto. Bom ver alguém que pensa um pouco parecido comigo. Bjs Ju e boa sorte para nós.

    ResponderExcluir
  2. Aii, Ju é sempre complicado fazer dieta! Nunca consigo fazer a minha durar mais de umas duas semanas ahuahuahua!
    Parece que quando a gente resolve fazer, as pessoas resolvem sair completamente da dieta e começam a comer só coisa gostosa!
    Eu acho que tudo tem que ter um caminho do meio, se você gosta de comer besteiras (assim como eu ahuahuhua) é bom tentar tirar um diazinho da semana pra isso ou coisa do tipo...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Comentei pelo Facebook e vou comentar por aqui, a menina aqui de cima da certa, se a gente não tirar um diazinho, a vontade acaba acumulando, acumulando e o dia que vc sair da linha, vai ser TENSO. melhor comer coisas boas em pequenas doses controladas. E como eu disse no comentário anterior, muito difícil diminuir a cerveja :(

    ResponderExcluir
  4. nossa, 10 kg é muito pra você, Ju! eu nunca fiz dieta. consegui reduzir o refrigerante pela metade, mas mais pela saúde. desinchei nas 3 primeiras semanas e depois os quilos voltaram a ser os mesmos. minha alimentação está evoluindo a passos de tartaruga, mas está, e isso é muito bom! meu sonho mesmo era ser uma dessas pessoas que comem de tudo! aí acho que dieta seria super útil pra mim!!

    ResponderExcluir
  5. Fazer dieta é mesmo uma m#@$%! Eu tentei de várias dietas e pensava exatamente nisso que você descreveu "Poxa eu me orgulho tanto de ser igual a todo mundo, me orgulho tanto de ser espontânea, vou ficar assim me segurando, contando caloria das coisas"... E aí sempre decidi deixar isso pra lá. Até que me mudei para fazer faculdade em outra cidade e ganhei 10kg. Tentei voltar às dietas, mas ser radical não adianta porque você vai sofrer e, consequentemente, escapar da dieta. Descobri que o bom é ter um dia que se pode comer ma coisinha diferente e não FAZER DIETA meeessmoo só procular controlar a limentação, trocar alimentos e pricipalmente pensar antes de comer, não ir pela SÓ pela vontade, mas pensar (bastante)na necessidade.

    ResponderExcluir
  6. Corrigindo: "me orgulho de não ser..." RS

    ResponderExcluir
  7. Ju, esse post me fez pensar muito. Pensei em como a gente vive para agradar aos outros e não a nós mesmas, né?
    Queremos ser magras, estar na moda e não ficar encalhadas... e isso é muito difícil, pros homens é tudo tão mais fácil, né?

    Mas olha, tenho uma dica para te ajudar, faça exercícios, eu odeio academia e aquele ambiente de gente sarada desfilando, procurei algo que me movimentasse e me desse prazer, no caso a dança. Veja o q pode servir pra vc, natação, hidro, pilates, sei lá.
    E vc é linda, vc não aparenta q precisa emagrecer 10kg, não mesmo. A gente te adora assim!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Que post ótimo.
    A cerveja é minha maior inimiga na minha R.A,preciso perder vários Kg e ontem mesmo não pude com o calor e fui sucumbida ao bar mais próximos para refrescar minha garganta,rsrsrsrs.
    O termômetro marcava 44º,fala sério,é quente pra xuxu.
    Bjinhos e concordo com a Luciana,vc não precisa emagrecer tanto.

    ResponderExcluir
Leio todos os comentários e respondo quase todos. :) hehe Se for urgente, melhor mandar um email para: jusacramento@temnomeuquintal.com