Na Estante - As Vantagens de Ser Invísivel

Quando eu estava na 4ª série, a professora mandou a gente ler um livro. De todos que li "por obrigação", esse foi o que mais gostei. O tal livro era o Amigo é Comigo, da Ana Maria Machado. Eu sempre fui fascinada por histórias sobre amizade e esse livro desencadeou isso. Livros e filmes de romance me emocionam, é claro, mas não como as histórias de amizade. Freud explica.

E As Vantagens de Ser Invisível fala de muitas coisas, mas principalmente de amizade.


O livro é contado por Charlie, em cartas para um desconhecido. Nas cartas, ele narra sua própria vida. Uns capítulos feliz, outros tristes, mas é assim que é a vida de Charlie. 
“Então, essa é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.”
Durante essas cartas, ele passa por poucas e boas: a morte do melhor (e único) amigo, os problemas de sua doença mental; o amadurecimento. Entre tantos desafios, Charlie conhece Sam e Patrick, que se tornam os amigos que Charlie sempre desejou.  As Vantagens de Ser Invisível é a história de um adolescente tentando se encaixar e encontrar seu caminho.
“Sam batucava com as mãos no volante. Patrick colocou o braço para fora do carro e fazia ondas no ar. E eu fiquei sentado entre os dois. Depois que a música terminou, eu disse uma coisa: eu me sinto infinito.”


Eu estava num dia péssimo quando vi o trailer desse filme. Aqueles dois minutinhos de filme me fizeram chorar mais do que um drama de duas horas. O filme ia demorar uns dois meses pra ser lançado, então não sosseguei até achar o livro (demorei cerca de um mês pra achar) e quando achei, li bizarramente rápido. 

Nunca me identifiquei tanto com um personagem.  Ler sua cartas, suas histórias, suas experiências...Charlie agora me parece um velho conhecido, sabe? É uma história incrível, escrita de uma maneira única. Quando terminei, não consegui parar de pensar em Charlie, Sam, Patrick e nenhum outro livro me pareceu tão bom depois.
Esse livro único. É um livro infinito. É assim que senti ao terminar de ler.




Quem preferir assistir ao filme, eu também recomendo muito. Tiraram um detalhe ou outro do livro, mas o filme não deixa de ser incrível. :)



E vocês, já leram? Já viram o filme?

;)

beijos, Ju

10 comentários

  1. Ahhhh que legal! Vou ler nas férias! =)

    ResponderExcluir
  2. Tô louca para assistir o filme. Eu li o livro e amei demais. O Charlie é um querido.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Com toda certeza vou ler (quando a faculdade deixar rs! Adoro histórias assim e fiquei doida quando li "é um livro infinito" daqueles que você cria o resto da hitória e se lembra sempre que vê algo parecido acontecer...

    ResponderExcluir
  4. Ameiii a dica. Com certeza vou procurar. A feira de livros itinerantes agora está no largo s. francisco (pracinha em frente a casa cruz no centro), só uma dica pq sei q vc gosta de livros.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jú. Eu vi o filme e adorei!!! O livro eu não li, mas geralmente o livro é sempre melhor que o filme.
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  6. Eu vi o filme e é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  7. Assisti ao filme ontem! E queria saber do livro:

    O que acontece depois do beijo entre o Charlie e o Patrick?
    Porque foi um impulso, mas há algo a mais?

    O que o Charlie pensou/contou disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele quis ser amigo do Patrick e não conta nada para ninguém. Entretanto, Sam já sabe disso... no final do livro ela tem uma conversa com o Charlie sobre ele fazer as coisas que ele quer fazer e não ficar só se importando com os outros. E não sei se tem essa parte no filme, porque infelizmente não vi... estou esperando sair na locadora, mas demora pacas aqui na minha cidade.

      Excluir
  8. Não li, nem vi o filme. Fiquei curiosa pelo filme pcausa de Emma Watson! hahaa
    Mas depois de ler o que vc achou do livro a vontade de comprá-lo apareceu na hora! Com certeza vou lê-lo primeiro, adoro livros que são escritos "unicamente" e estou ansiosa pela história de Charlie. Acho que todos somos felizes e tristes ao mesmo tempo ^^

    ResponderExcluir
  9. Estou lendo o livro e queria saber se indica uma garota de 13 anos a continuar lendo?? Acha que ja tem idade?

    ResponderExcluir
Leio todos os comentários e respondo quase todos. :) hehe Se for urgente, melhor mandar um email para: jusacramento@temnomeuquintal.com